Ecoinset

Você sabia que existe 03 tipos e o controle é diferente para cada tipo?

Três tipo de ratos

Esses roedores são capazes de se reproduzir a partir do 3º mês de vida, e sua gestação dura em média de 19 a 22 dias. A média de de 10 a 12 filhotes por ninhada, sendo assim uma ratazana fêmea pode dar luz a até 200 descendentes em apenas um ano de vida.

Acredite se quiser, mas ratos não gostam muito de queijo. Eles preferem carboidratos e alimentos com grande concentração de açúcar.

Os ratos são responsáveis pela perda de 30% de toda a produção nacional de grãos. Existem três ratos para cada ser humano no mundo. É necessário entender onde cada um habita, para realizar o controle conforme sua biologia. A melhor forma de distinguir fisicamente uma ratazana de um rato de telhado ou um camundongo é a fisionomia que apresenta.

Ratazana (Rattus norvegicus)

– As ratazanas são os mais comuns roedores de área urbana. – Tamanho de seu corpo que pode chegar até 25 centímetros de comprimento. – Entrando no cio cerca de cinco vezes por ano e com um período de gestação de apenas 22 dias. – São excelentes nadadoras. – As ratazanas possuem neofobia, medo de tudo que é novo. – Geralmente as ratazanas mandam os mais velhos ou os mais jovens para testar as novidades introduzidas em seu território.

Rato de Telhado – Rattus rattus

– Geralmente dentro do forro ou do sótão de residenciais.

– Tamanho menor do que a das ratazanas e possuem um focinho mais fino;

– A cauda é mais longa do que o rosto do corpo junto com a cabeça;

– Os pelos possuem uma coloração entre o preto e o cinza escuro;

– Eles possuem orelhas grandes e proeminentes;

– As fezes são cilíndricas e possuem a ponta afunilada. Possuem cerca de 12mm.

– Eles podem ter de 4 a 8 filhos por ninhada, de cinco a seis ninhadas por ano. Eles são onívoros, comem praticamente de tudo.

Camundongo – Mus musculus

O camundongo é o mais fácil de ser identificado, afinal, ele é o menor da espécie, pois possui:

– Um corpo com cerca de 9 cm; pesando apenas 15 gramas,

-O rabo tem o mesmo tamanho do corpo; Os olhos são bem vivos e salientes;

– Suas fezes são pequenas e bem finas, parecidas com a do rato de telhado, só que menor;

– Vive cerca de 1 ano e já atingi a sua maturidade sexual com apenas 68 dias. Eles procriam de 7 a 8 vezes por ano, com 4 a 8 filhos por ninhada.

– Diferente dos outros dois, os camundongos são neófilicos, ou seja, eles adoram uma novidade. Assim, são os mais fáceis de serem capturados.

Veja outros artigos do blog!