Ecoinset

CORONAVÍRUS X MORCEGOS

Ainda não há provas, mas é bem provável que o coronavírus atual também tenha chegado à nossa espécie pegando carona em morcegos.

Pipistrelle bat (Pipistrellus pipistrellus) flying on wooden ceiling of house in darkness (CreativeNature_nl/Getty Images)

Ainda não há provas, mas é bem provável que o coronavírus atual também tenha chegado à nossa espécie pegando carona em morcegos. Isso é possível porque o sistema imunológico desses animais tolera tais agentes infecciosos com bem mais parcimônia que o nosso e o dos demais mamíferos.

Isso significa que devemos lutar contra morcegos? Como já dito, eles são animais essenciais não só para várias atividades humanas como também para a manutenção de incontáveis ecossistemas. Errados estamos nós, que destruímos os habitats naturais desses bichos. Sabe-se que faz tempo que zoonoses frequentemente têm origem em morcegos. Resta tomar precauções. Chamar a Vigilância Sanitária ou contratar um Profissional em Controle de Pragas são sem dúvidas as soluções maus eficientes.

Os morcegos são nossos aliados em muitas atividades, eles “comem insetos transmissores de doenças às toneladas”, e também são essenciais na polinização de muitas frutas, como bananas, abacates e mangas.

Veja outros artigos do blog!